Saiba como manter o seu alvará de funcionamento em dia e se proteja de multas

Evite Multas Mantenha O Alvara De Funcionamento Da Sua Empresa Em Dia Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba como solicitar um novo alvará de funcionamento para o seu negócio

É fundamental manter o seu alvará de funcionamento atualizado para evitar o pagamento de multas. Entenda como solicitar um novo alvará!

O alvará de funcionamento é um documento obrigatório para a abertura de empresas que trabalham em um local com circulação de pessoas. 

Ele atesta que a sua empresa está apta para exercer suas atividades no local de funcionamento, pois está em conformidade com as normas e leis vigentes.

Dessa forma, caso você não tenha esse documento ou ele esteja vencido, sua empresa está exposta a uma série de penalidades por parte dos órgãos fiscalizadores, como o pagamento de multas.

Sendo assim, é fundamental que você mantenha o alvará de funcionamento da sua empresa em dia para evitar multas.

Mas como fazer isso? Continue conosco na leitura deste artigo e descubra!

Afinal de contas, o que é o alvará de funcionamento?

Para iniciarmos a nossa conversa, é importante esclarecer o conceito de alvará de funcionamento. Dessa forma, podemos entendê-lo como um documento que autoriza uma determinada empresa a operar suas atividades em um determinado local.

É um documento emitido pela prefeitura do seu município responsável por atestar que o estabelecimento segue todas as regras e normas vigentes e pode funcionar normalmente.

Trata-se de um documento obrigatório para empresas que atuam em lugares com circulação de pessoas, sendo, portanto, imprescindível para que a sua empresa atue legalmente.

Dessa forma, caso você não emita esse alvará ou utilize um documento vencido, poderá sofrer sanções por parte dos órgãos fiscalizadores, como o pagamento de multas e até mesmo o fechamento do seu negócio.

Sendo assim, é fundamental manter a conformidade legal de sua empresa, bem como um alvará de funcionamento atualizado.

Mas você sabe quanto tempo dura a validade de um alvará? Veja a seguir!

Veja também:

Qual o prazo de validade do alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento possui validade de 365 dias. Portanto, deve ser renovado todos os anos para manter a sua empresa regularizada e evitar penalidades por parte dos órgãos fiscalizadores.

Mas como renovar esse documento? Veja no tópico a seguir!

Como solicitar um novo alvará de funcionamento?

Em primeiro lugar, é importante entender que na prática não existe renovação do alvará de funcionamento. O que ocorre é que todos os anos você deve solicitar um novo documento que será válido durante os próximos 365 dias.

Isso pode ser explicado pelo fato da legislação sofrer alterações e novas regras podem ser adicionadas para que seja possível obter o alvará.

Dessa forma, para obter o seu alvará de funcionamento, você deve verificar os documentos solicitados pela prefeitura do seu município para a obtenção do alvará.

Durante o processo de solicitação também será gerada uma guia que deve ser paga para obtenção desse documento.

Vale destacar que os principais documentos solicitados são:

  • RG e CPF do solicitante;
  • Nome e CNPJ da empresa;
  • Contrato social;
  • Cópia do recibo de pagamento do IPTU do imóvel onde sua empresa funciona;
  • Planta do imóvel e o Habite-se;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros.

Conte com o suporte da Dynnamik para manter sua empresa em conformidade legal!

Como foi possível observar, o processo de emissão do alvará de funcionamento não é complexo, mas demanda a reunião de uma série de documentos importantes.

Dessa forma, sua empresa precisa manter a organização e toda a sua documentação em dia, o que envolve tempo, ida a cartórios e registros junto a órgãos reguladores.

Sendo assim, para que você tenha mais segurança em todo o esse processo e mantenha sua empresa em plena conformidade legal, evitando o pagamento de multas e demais sanções dos órgãos fiscalizadores, é fundamental contar com o suporte de uma contabilidade especializada.

Conte conosco, da Dynnamik!

Somos especializados em abertura, legalização e regularização de empresas de diferentes portes e segmentos, e estamos à sua disposição para prestar o suporte que você precisa.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre os nossos serviços e nos envie uma mensagem para tirar suas dúvidas e para contar com o nosso suporte especializado.

CLIQUE AQUI PARA MANTER SUA EMPRESA EM CONFORMIDADE LEGAL!

5/5 - (11 votes)
Summary
Saiba como manter o seu alvará de funcionamento em dia e se proteja de multas
Article Name
Saiba como manter o seu alvará de funcionamento em dia e se proteja de multas
Description
Saiba como solicitar um novo alvará de funcionamento para o seu negócio. Leia o artigo que preparamos e confira tudo o que você precisa saber!
Author
Publisher Name
Dynnamik Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Veja O Que Significa O Cnpj Inapto E Como Resolver Essa Situacao Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

CNPJ inapto: de que você precisa saber?

Veja o que significa e como resolver a situação de CNPJ inapto Confira quais os passos para solucionar o problema de inaptidão do seu CNPJ O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento essencial para a constituição de empresas

Veja Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre A Omissao De Declaracao Rfb E Como Resolver A Situacao Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Omissão de declaração RFB: como resolver a situação?

Veja tudo sobre a omissão de declaração de RFB e como resolver a situação Acompanhe, no decorrer do nosso artigo, como solucionar os problemas pertinentes à omissão da declaração. Confira todos os detalhes! A Receita Federal tem examinado empresas nos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os 5 itens essenciais para uma administração empresarial eficiente Manter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top