Recuperação de crédito: entenda sua importância.

Entenda A Importancia Da Recuperacao De Credito De Inadimplentes E Se Livre Do Fechamento De Portas Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda a importância da recuperação de crédito de inadimplentes e se livre do fechamentos de portas

Em tempos de crise, é importante que as empresas saibam como funciona a recuperação de crédito. Pois elas podem ter direito a receber um valor que já estava esquecido ou descrente de ser recebido.

Embora a recuperação de crédito seja um termo bastante conhecido, na cabeça de muitas pessoas ainda fica uma grande incógnita sobre esse assunto.

O procedimento de recuperação de crédito é efetuado por companhias experientes em adquirir a quitação de dívidas.

Elas podem ser admitidas, portanto, por meio  de instituições financeiras para realizar o recolhimento da pendência. Além disso, as recuperadoras de crédito também costumam comprar dívidas de bancos ou financeiras.

Para que você entenda melhor, elaboramos um passo a passo de como você pode recuperar os créditos devidos a sua empresa. 

Acompanhe!

Passo a passo para recuperação dos créditos tributários 

Quando falamos em recuperação de créditos, vale ressaltar que existem dois tipos de recuperação: extrajudicial (ou amigável) e cobrança judicial. Se a empresa for esperta o suficiente, optará pelo modelo mais prático, veja porquê.

Entre eles, a recuperação extrajudicial é o método 100% comprovado e mais rápido para quem busca negociar. Isso ocorre quando o empresário se comunica com  o consumidor  por meio de uma assistência qualificada, independentemente de ser da própria corporação ou terceirizada.

Dessa forma, a cobrança judicial é usada apenas quando os meios de acordo não funcionaram e a empresa fica vulnerável à falta de recuperação do crédito devido.

Sendo assim, trata-se de uma solução mais lenta e burocrática. Portanto, o mais indicado é optar pela cobrança extrajudicial, que vamos mencionar aqui neste conteúdo, confira o passo a passo!

Passo 1: Aviso

Nesse primeiro passo, você deve  realizar comunicações para negociação. Sendo assim, faça contato através de telefone, e-mail ou cartas.

Nesse estágio, você pretende detectar a razão da inadimplência e o quadro financeiro do cliente em débito, entretanto, valoriza  a relação comercial.

Passo 2: Alertas

Esse é o segundo passo para a recuperação de crédito. Aqui, sua empresa já está tentando estabelecer um acordo de pagamento. 

Será necessário definir um prazo para o comprimento, alertando para possíveis riscos pela não realização, mas cuidado para não afastar o cliente. 

Passo 3: Ações

Se você já comunicou, já alertou, significa que já se esgotaram todos os meios de um acordo amigável, não é mesmo? Portanto, infelizmente, chegou o momento de entrar com processo de cobrança.

Para isso, junte todas as provas arrecadadas nos dois primeiros passos, como registro de tentativas de acordos, comprovantes da dívida em aberto e os dados pessoais do cliente  inadimplente.

Caso não queira recorrer às ações judiciais, você tem a alternativa de terceirizar a cobrança para negociar a dívida do seu consumidor. 

Isso é importante porque é um trabalho delicado e precisa ser feito por pessoas treinadas e com conhecimentos sobre o tema.

Qual a importância da recuperação de créditos?

De forma geral, a recuperação de créditos tributários significa uma operação de cobrança. Seu objetivo deve ser: oferecer suporte aos clientes inadimplentes para que regularizem suas situações.

Ou seja, para a empresa significa receber um valor não pago, mas que já deveria estar em caixa. Considerando isso, a recuperação de crédito está associada ao risco de inadimplência.

Aliás, é por causa dessa relação que ela é um aspecto fundamental para a gestão de uma empresa, principalmente as  empresas que faturam acima de 500 mil.

Afinal, receber ou não os créditos devidos dos consumidores inadimplentes, é sinônimo de um enorme efeito na saúde financeira do seu negócio. Em outras palavras, o risco de fechamento de portas é alto, devido à grande demanda.

Além de que, na maioria dos quadros de inadimplência, o consumidor já teve seu produto ou serviço ofertado. Logo, o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa já foi atingido, gerando prejuízos. 

Mas não se desespere! Podemos te ajudar com isso. 

Invista em um acompanhamento para a recuperação de créditos

Você precisa saber que, antes mesmo de  dar início a recuperação de créditos, é essencial , em todos os processos de uma empresa, optar pelo planejamento. Ainda que seja para atender, vender, informar ou cobrar.

Sendo assim, é interessante apostar em uma aproximação com seus clientes, supervisionando pagamentos, compras atuais e outros pontos relacionados.

Afinal, você precisa identificar quais são os clientes inadimplentes e os motivos que levam à falta de pagamento. Assim, você saberá quais modelos de cobrança são mais viáveis para seu segmento. 

Essas informações devem ser utilizadas para desenvolver processos cada vez mais inteligentes. Dessa forma, as taxas de inadimplência tendem a cair excessivamente sem comprometer a sua relação com o cliente. 

Além de que, todo o procedimento deve ser feito por um profissional experiente ou equipe responsável pelo processo de compra e pagamento, visando trazer resultados consideráveis a sua empresa.

Dessa forma, adquira recursos funcionais para melhorar o gerenciamento dos consumidores em débito, para que acertos e medidas sejam tomadas.

Recuperando créditos com sucesso

Infelizmente, os inadimplentes sempre irão existir. Logo, a sua empresa deve estar preparada para enfrentar esse problema da melhor maneira possível.

A recuperação de crédito pode ser bastante assertiva se a corporação realizar a coleta da maneira correta.

Nós, da Dynnamik Contabilidade e Auditoria, possuímos expertise em consultoria e em análise de recuperação de crédito e estamos à sua disposição para prestar todo o suporte necessário.

Assim, você consegue receber todos os pagamentos atrasados da sua empresa, aumentando, então, o dinheiro em caixa.

Por isso, não perca mais tempo e clique no ícone do WhatsApp para conversar com um de nossos especialistas e para conhecer todos os benefícios de contar com os nossos serviços.

Aguardamos o seu contato!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Veja O Que Significa O Cnpj Inapto E Como Resolver Essa Situacao Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

CNPJ inapto: de que você precisa saber?

Veja o que significa e como resolver a situação de CNPJ inapto Confira quais os passos para solucionar o problema de inaptidão do seu CNPJ O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento essencial para a constituição de empresas

Veja Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre A Omissao De Declaracao Rfb E Como Resolver A Situacao Blog - Dynnamik Contabilidade e Auditoria

Omissão de declaração RFB: como resolver a situação?

Veja tudo sobre a omissão de declaração de RFB e como resolver a situação Acompanhe, no decorrer do nosso artigo, como solucionar os problemas pertinentes à omissão da declaração. Confira todos os detalhes! A Receita Federal tem examinado empresas nos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O segredo para reduzir os impostos do seu negócio Conheça…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top